Dúvidas frequentes

 

Qual é a proposta de conferência?

A Conferência Nacional: "2003-2013 – uma nova política externa" traz uma proposta de debate que pretende discutir a política externa brasileira desde o primeiro governo Lula e apontar suas perspectivas futuras no geral e a democratização de seu processo decisório em particular. Para tal, diversos temas ligados ao assunto principal serão abordados em palestras e mesas de discussões, com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, acadêmicos, representantes de movimentos sociais, sindicatos, Organizações não governamentais, representantes da diplomacia brasileira e demais pessoas que pensam e atuam na política externa brasileira.

Quem Organiza?

A conferência é organizada pelo Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e a Universidade Federal do ABC (UFABC). O GR-RI foi criado em maio de 2012, e é formado por pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais, a partir de movimentos e organizações sociais, partidos políticos, organizações não governamentais e instituições acadêmicas de pesquisa e de governo.

Haverá certificado de participação?

Sim. Será concedido certificado de participação na Conferência aos inscritos que comparecerem durante os quatro dias de evento (15, 16,17 e 18 de julho).

O que é a UFABC?

A Universidade Federal do ABC é uma universidade federal criada em 2005 para atender a demanda local por uma universidade pública e de qualidade. Para tal, adotou um caráter inovador em seus currículos, aderindo como princípio fundamental à interdisciplinaridade, representada pelos dois únicos cursos de ingresso, o Bacharelado em Ciências e Humanidades e o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que dão acesso aos bacharelados tradicionais. Prezando também por uma democratização ao acesso da população ao ensino superior, a UFABC adota políticas de cotas, reservando metade das suas vagas para alunos que completaram o ensino médio em escola pública.

Sua sede está localizada em Santo André, e é composta por mais três campi e um prédio administrativo. A conferência será realizada no campus Alfa, localizado em São Bernardo do Campo. Para mais informações acesse: www.ufabc.edu.br

O que significa ABC?

O ABC é uma macro região composta inicialmente pelos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. Hoje, inclui também os municípios de Mauá, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Diadema. Possui importância industrial estratégica, pois muitas indústrias estão localizadas nessa região. Mas também possui um forte caráter simbólico, pois foi nessa região que houve, nos anos 70 e 80, um forte movimento sindical que lutou contra a opressão da ditadura militar para obter melhores condições de trabalho e salário.

O que é GR-RI?

O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) nasceu em maio de 2012. Ele é formado por intelectuais, pesquisadores, ativistas políticos, movimentos e representantes da sociedade civil e quadros de diversos ministérios do governo que se encontram sazonalmente para debater e produzir ideias a respeito dos temas-chave da atuação internacional do Brasil, com destaque ao processo de formulação em política externa. A meta é auxiliar na construção de um Brasil mais democrático, justo e inclusivo para os brasileiros e brasileiras, para as nações e povos vizinhos e para o sistema internacional. Participantes deste grupo frequentemente publicam suas análises e opiniões sobre a política externa Brasileira no Blog Brasil no Mundo.

Quem faz parte do GR-RI?

 Adhemar Mineiro (DIEESE), Adriano Campolina (AAid Brasil), Alexandre Barbosa (USP), André Calixtre (IPEA), Artur Henrique Silva (CUT), Atila Roque (Amnesty Intl.), Audo Faleiro (Assessoria PEB-Planalto), Augusto Juncal (MST), Bianca Suyama (Articulação Sul), Carlos Ruiz (UEPB), Carlos Tibúrcio (CCF), Cristina Pecequilo (UNIFESP), Darlene Aparecida Testa (CUT), Deisy Ventura (USP), Diana Aguiar (REBRIP), Dr. Rosinha (Deputado), Fabio Balestro (SRI - RS), Fátima Mello (FASE), Fernando Santomauro (CRI-Guarulhos), Giorgio Romano (UFABC), Graciela Rodriguez (Equit), Iara Pietricovsky (INESC), Igor Fuser (UFABC), Iole Ilíada (FPA), Jefferson Lima (JPT), João Felício (CUT), Joaquim Pinheiro (MST), Jocélio Drummond (ISP), Josué Medeiros (OPSA), Kjeld Jakobsen (IDECRI), Leocir Rossa (FMG), Letícia Pinheiro (IRI-PUC RJ), Luiz Antonio de Carvalho (MMA), Luiz Dulci (I. Lula), Luiz Eduardo Melin (BNDES), Marcelo Zero (Liderança do PT no Senado), Marcos Cintra (IPEA), Maria Regina Soares de Lima (UERJ/OPSA), Maria Silvia Portella de Castro (CUT), Matilde Ribeiro (SEPPIR-PMSP), Michelle Ratton (FGV), Milton Rondó (Itamaraty), Moema Miranda (IBASE), Mónica Hirst (Universidad de Quilmes), Nalu Faria (SOF), Nathalie Beghin (INESC), Paulo Vannuchi (Instituto Lula), Pedro Boccal (MST), Rafael Freire (CSA), Renata Reis (MSF-Brasil), Ricardo Azevedo (Assessoria PEB-Planalto), Ronaldo Carmona (USP), Roberto Amaral (PSB), Rossana Rocha Reis (USP), Rubens Diniz (IECINT), Salem Nasser (FGV), Sebastião Velasco (UNICAMP), Sergio Godoy (FSA), Sergio Haddad (Ação Educativa), Silvio Caccia Bava (Inst. Polis), Terra Budini (SRI-PT), Tudi Lucilene Binsfeld (CONTRACS), Tullo Vigevani (CEDEC), Valter Pomar (PT), Valter Sánchez (TVT), Ana Toni (GIP), Mauricio Santoro (AI-Brasil), Ricardo Alemão Abreu (SRI / PCdoB), Camila Asano (CONECTAS), Juliano Aragusuku (UNICAMP), Gilberto Maringoni (UFABC), Vera Massagão (Ação Educativa), Vicente Trevas (SRI – Prefeitura SP).

Contato

Para dúvidas e comentários entre em contato conosco através do O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .